Estrutura Curricular

OBRIGATÓRIAS

Gestão da Informação e do Conhecimento

Conceito e etapas da Gestão da Informação e do conhecimento. Fenômeno e processo infocomunicacional. Estratégias de mapeamento de fluxo informacional nas organizações. Estrutura tecnológica da gestão da informação e do conhecimento. Capital intelectual e aprendizagem coletiva.

Metodologia da Pesquisa Aplicada à Gestão da Informação e do Conhecimento

Fundamentos teóricos da pesquisa científica. Diferentes paradigmas e desenhos de estudos qualitativos e quantitativos. Procedimentos de coleta de dados. Análise de dados nos estudos, segundo o referencial teórico-metodológico pertinente. Validade e confiabilidade na pesquisa. Ética na pesquisa. A redação do relatório científico.

ELETIVAS

Informação, Organizações e Processos

Aspectos Fundamentais da Informação nas Organizações. Fluxos informacionais. Gestão da Informação em ambientes organizacionais privados e governamentais. Informação no terceiro setor. Gestão de processos informacionais. Políticas de informação. Regimes de Informação.

Sistemas da Informações Gerenciais

Introdução aos sistemas de informação. Processos de gerenciamento estratégico das
informações. Sistemas de informação nas empresas. Tipos de sistemas de informação: operacionais, gerenciais e estratégicos. Tecnologias da informação e comunicação: infraestrutura e aplicações organizacionais. Redes e Telecomunicações. Banco de Dados e armazém de dados. Aplicações de SI nos negócios. Sistema integrado de Gestão (ERP). E-business. Sistema de Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM). Business Intelligence (BI). Sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM). Sistemas de Colaboração.

Estudo do Comportamento Informacional

Necessidade, busca e uso da informação no contexto organizacional. Modelos de comportamentos em relação à informação.  A influência da cultura organizacional no comportamento informacional. O comportamento informacional frente às tecnologias da informação e comunicação. Competências para o uso da informação e do conhecimento para orientar a tomada de decisão.

Comunicação Científica e Métricas da Informação

Compreender a importância da atividade científica, do processo de produção e de divulgação da comunicação científica para o desenvolvimento da sociedade em geral e dos estudos métricos para a avaliação do conhecimento como forma de subsidiar as políticas de fomento à pesquisa.

Auditoria de Ativos Informacionais

Tipos, características e aplicabilidade das auditorias de ativos informacionais: auditoria de informação, do conhecimento e auditoria de inteligência. Definição do alcance e dos objetivos de um processo de auditoria. Etapas, aspectos contemplados, instrumentos e técnicas de auditoria de ativos informacionais. A práxis da auditoria de ativos de informação. Aplicabilidade e usabilidade dos métodos e técnicas de auditoria de ativos de informação. Elaboração de projetos e de relatórios de auditoria de ativos informacionais.

Inteligência de Negócios e Competitiva

A empresa como um sistema complexo de transformação. O papel da informação dentro dos diferentes níveis da empresa. Fundamentos, teorias, métodos e técnicas associadas à Inteligência de Negócios. Fundamentos, teorias, métodos e técnicas associadas à Inteligência Competitiva. Relação entre os resultados da Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva com o planejamento estratégico e implantação de programas de inovação nas empresas. Projeto de implantação de Inteligência de Negócios ou Inteligência Competitiva em uma empresa.

Arquitetura da Informação Digital

Fundamentos de Arquitetura da Informação Digital. Arquitetura da Informação em ambientes informacionais digitais e híbridos: elementos de organização, de representação, de navegação e de recuperação da informação. Web Sintática, Web Semântica e Web Pragmática. Princípios de usabilidade, de acessibilidade e de encontrabilidade da informação. Projeto e avaliação de ambientes informacionais digitais e híbridos.

Gestão da Segurança da Informação

Organização e Gestão da Segurança da Informação. Princípios, Padrões, Aplicações e tecnologias. Gestão de Pessoas em Segurança da Informação.

Tópicos Especiais em Gestão da Informação e do Conhecimento

A disciplina propõe-se a definir as temáticas relevantes para a área de Ciência da Informação, tendo como escopo as discussões que relacionam as interlocuções entre a Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto das organizações e da sociedade contemporânea. Propõe-se como norteamento da disciplina que a seleção das temáticas que sejam resultantes das propostas dos pesquisadores do Programa, submetidas ao Colegiado do PPGCI, e que a dinâmica de seu desenvolvimento se faca em concordância com os interesses do Programa e das Pesquisas do PPGCI. Busca-se com essa disciplina abrir um espaço para concentrar estudos avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento com foco no desenvolvimento da área subsidiando-se, sempre, na literatura clássica e consolidada do campo de conhecimento.

Rastreamento Digital e Práticas Informacionais

Estudos sobre o rastro digital pessoal e a apropriação dos usuários por diversos campos (vigilância, publicidade, entretenimento, serviços, etc). Padrões comportamentais e formação de coletivos sociotécnicos. A utilização da Teoria ator-rede para os estudos das práticas informacionais.

Fundamentos em Ciência da Informação

Epistemologia da Ciência da Informação: abordagem histórica, discursiva e
institucional. Caracterizações da Ciência da Informação: ciência social, interdisciplinar
e pós-moderna. Conceitos, correntes teóricas e subáreas da Ciência da Informação.
Institucionalização da Ciência da Informação no Brasil. Pesquisa em Ciência da
Informação no Brasil e em diferentes países.

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

Em cumprimento à legislação de Pós-Graduação da UFRN e da CAPES, o aluno de mestrado profissional fará exame de suficiência em uma língua estrangeira. Os alunos de mestrado farão o exame de que trata o caput deste artigo em língua inglesa. Os exames de línguas estrangeiras ocorrerão no prazo máximo de 18 (dezoito) meses, contados a partir do ingresso do aluno no PPGIC para obter a aprovação no referido exame. Outras informações sobre a Proficiência, você pode ver na Resolução da Proficiencia.

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação consistirá na apresentação e discussão de versão preliminar do Trabalho de Conclusão Final pelo aluno perante uma Comissão Examinadora, com base em plano de trabalho previamente desenvolvido com a anuência e aprovação de seu Professor Orientador. Os exames de qualificação são obrigatórios para alunos de mestrado profissional, sendo indispensáveis para o desenvolvimento do TCF, e serão aplicados de acordo com as regras e critérios estabelecidos pelo Colegiado do PPGIC. Essas e outras informações, você pode ter acesso no  Regimento do PPGIC.

Dissertação de Mestrado

O trabalho de conclusão final, em função das especificidades de sua proposta, consistirá de um relatório que descreva: a) a concepção e desenvolvimento pelo mestrando de projeto e/ou protótipo de produtos, serviços, processos ou ambientes informacionais (indicando relevância, referencial teórico-metodológico, caracterização e impacto potencial do projeto e/ou protótipo); ou b) pesquisa empírica no âmbito da gestão da informação e do conhecimento com potencial de aplicação, e aperfeiçoamento do desempenho da organização na qual se insere o mestrando. A defesa do trabalho de conclusão final obedecerá às regras e critérios estabelecidos pelo Colegiado do PPGIC. A defesa do trabalho final será feita em sessão pública. Para fins de defesa do trabalho final deverá o aluno requerer ao coordenador o exame do trabalho. Mais informações: Regimento do PPGIC.